Sabia que tem como fazer horta em casa e é bem mais fácil do que você imagina? Além disso, ter um espaço pessoal para cuidar dos seus próprios vegetais traz uma economia e tanto para o seu orçamento todos os meses.
A boa notícia é que mesmo sem tantas experiências com jardinagem, dá para ter uma horta em casa muito bonita e completa. Com foco e cuidado dá muito certo!
Criamos um passo a passo recheado de muitas dicas para que você tenha a sua hora bonita, saudável e muito completa em casa. Confira.
Ter horta em casa vale a pena?
Vale bastante! Como falamos antes, quando você decide ter uma horta em casa, encontra diversas vantagens. Listamos algumas abaixo:
- você terá uma atividade relaxante, que ajuda a melhorar a saúde do seu cérebro, segundo a ciência;
- o acesso a uma alimentação mais saudável e livre de agrotóxicos é facilitado;
- você terá um ambiente mais harmonioso, pois s plantas ajudam a limpar e harmonizar ambientes;
- economia na hora de comprar frutas e legumes para a sua casa.
Como fazer horta em casa
Se você não tem experiência em jardinagem, verá que tem como fazer horta em casa sem grandes dificuldades.
Por isso, siga o passo a passo abaixo e faça tudo sem erro.
1 – Escolha o lugar certo para a sua horta
O lugar faz toda diferença na hora que você começa a pensar em como fazer horta em casa. Não é preciso um local grande, principalmente se é um iniciante em jardinagem. O espaço onde sua horta será instalada precisa ser ventilado e com boa iluminação natural – a luz do sol.
A nossa dica é que você não escolha um ambiente com luz direta do sol, já que alguns legumes são mais delicados e podem não crescer.
Caso só tenha um espaço externo e que pegue muito sol, vale providenciar uma cobertura, inclusive para os dias de muita chuva.
2 – Comece com o que gosta de comer
Não há limites para ter horta em casa, mas fica muito mais fácil quando você começa plantando as frutas e verduras que mais gosta de comer.
Também não é preciso escolher muitos vegetais, já que isso pode dificultar o cuidado com eles.
Lembre-se que essas plantas são bastante delicadas e pedem atenção, por isso, o ideal é que inicie com no máximo cinco tipos diferentes.
Os mais práticos para cultivo são:
- alface;
- tomates-cereja;
- pimentas variadas;
- cheiro verde;
- cenoura;
- cebolas
- alho.
Também estude um pouco sobre o que você vai cultivar. Quando você cuida da planta que conhece bem, ela prospera muito mais bonita e saudável. O equilíbrio faz toda diferença.
Na hora de escolher os vegetais e frutas para sua horta em casa, você pode seguir duas dicas fundamentais:
- produtividade: pense em frutas e vegetais que têm uma produtividade prática e fácil. Plantas que pedem uma grande quantidade de fertilizantes, terra especial, luz projetada e outras formas de cultivo, podem não ser tão interessantes neste começo. O simples motiva, então aposte nele;
- cultura frequente: ninguém quer começar uma horta em casa e colher só daqui há vários meses. Então na hora de escolher o que vai plantar, observe o tempo de cultura para que você tenha muitos vegetais no menor tempo possível.
3 – Se prepare para pragas e doenças
Nem sempre o surgimento de pragas e doenças é sinal de maus-cuidados com a sua horta, principalmente se ela estiver cultivada diretamente no chão.
Esses probleminhas são mais comuns do que parecem e aparecem devido o solo infértil, água, sol e até mesmo a interação de animais domésticos.
Em geral, sempre se atente para alguns detalhes:
- sempre que for regar a sua horta, apare as ervas daninhas;
- mantenha os animais domésticos longe da sua horta;
- lagartas e outros insetos que podem prejudicar a sua horta precisam ser retirados imediatamente;
- regue sempre o solo e não somente as folhas. Isso evita fungos e problemas com a sua planta;
- temporariamente, fortifique a terra com fertilizantes naturais.
4 – A prática faz toda diferença
Agora que você já tem toda a teoria em mente, chegou o momento de colocar na prática tudo o que aprendeu até aqui sobre como fazer horta em casa.
Se escolheu fazer sua horta direto na terra, retire toda a grama do espaço e regue bem. Certifique-se de que não ficou nenhuma raiz, pois elas podem danificar a sua horta.
Se o plantio acontecerá em vasos, organize-os de acordo com o tipo de legumes que serão plantados. Cuidado para ordenar as plantas de acordo com tamanho e colheita. Lembre-se que vegetais grandes demais podem prejudicar os menores se estiverem muito próximos.
O próximo passo é começar a adubar a terra – seja em vaso ou direto no chão -, com tudo o que o seu vegetal vai precisar.
Somente depois, comece a cultivar as mudas ou sementes, sempre lembrando de regar logo após de colocá-las na terra.
Depois desse processo, basta regar de acordo com a necessidade de cada planta e esperar até a colheita!
Agora que você já sabe como fazer horta em casa, é só começar e garantimos que você se divertirá bastante, além de ter alimentos saudáveis sempre por perto, claro!