Home CURIOSIDADES Os 8 Lugares mais Mal Assombrados do Brasil, Que você Precisa Saber!

Os 8 Lugares mais Mal Assombrados do Brasil, Que você Precisa Saber!

O Brasil é um país repleto de história e lendas urbanas, muitas delas envolvendo locais assombrados. Embora seja difícil distinguir a realidade da imaginação, quando muitas pessoas relatam experiências estranhas em um mesmo local, é difícil não acreditar que há algo de sobrenatural acontecendo.

Neste artigo, serão apresentados oito dos lugares mais mal assombrados do Brasil, incluindo a Fordlândia, o Solar das Sete Mortes, o Mercado Modelo, o Edifício Joelma, o Castelinho do Flamengo, a Ermida Dom Bosco e a Cruz do Patrão.

Cada um desses locais tem sua própria história e lendas, que serão exploradas para entender por que eles são considerados tão assustadores.

Sumário:

  • O Brasil tem muitos lugares assombrados com histórias e lendas urbanas intrigantes.
  • Oito desses lugares são a Fordlândia, o Solar das Sete Mortes, o Mercado Modelo, o Edifício Joelma, o Castelinho do Flamengo, a Ermida Dom Bosco e a Cruz do Patrão.
  • Cada um desses locais tem sua própria história e lendas, que contribuem para sua reputação de ser assombrado.

1.Fordlândialugares-mais-assombrados-do- brasil

História e Abandono

Fordlândia é um antigo distrito localizado no município de Aveiro, no estado do Pará, com uma área de pouco mais de 14 mil quilômetros quadrados.

O nome foi dado por Henry Ford, que comprou aquelas terras para abastecer sua empresa de látex, necessário para a confecção de pneus para seus automóveis, pois a importação desse material em grande escala era muito mais cara.

No entanto, após o falecimento de Ford, a família acabou abandonando o projeto, e a cidade foi sendo aos poucos abandonada pelos moradores.

A lenda diz que muitos dos trabalhadores faleceram no local por conta das várias horas exaustivas de trabalho e por tentarem fugir devido às reações truculentas de seus superiores. O exército brasileiro teve que intervir algumas vezes para estabelecer a ordem.

Dizem que esses trabalhadores nunca deixaram a cidade e ainda são vistos assombrando o local, fazendo extração das seringueiras.

Relatos Sobrenaturais

Fordlândia é considerada um dos lugares mais mal-assombrados do Brasil. Muitos relatos sobrenaturais são contados sobre a cidade abandonada. Alguns dizem que os trabalhadores que morreram no local ainda vagam pela cidade fantasma, enquanto outros afirmam ter ouvido vozes e gritos estranhos.

Também há relatos de aparições de vultos e sombras, além de portas e janelas que se abrem e fecham sozinhas. Acredita-se que a cidade abandonada seja um dos lugares mais assombrados do Brasil.

2.Solar das Sete Mortes-Bahia

O Homicídio de 1755

O Solar das Sete Mortes é uma casa histórica localizada em Salvador, Bahia. No século XVIII, em 1755, ocorreu um homicídio em uma das casas mais elegantes e famosas da Bahia.

Acredita-se que uma empregada que havia se cansado dos maus tratos que recebia resolveu se vingar envenenando o dono da casa, o padre Manuel de Almeida Pereira, e mais três criados.

O caso nunca foi solucionado e a empregada saiu impune. Dizem que de ódio e rancor, os falecidos permaneceram na casa até hoje.

Desse modo, nenhuma outra família conseguiu se instalar na casa, já que eles viviam com constantes ruídos sobrenaturais, vultos, gemidos e com as portas fechadas reabrindo sem correntes de ar. O motivo aparente esperto de quem optou não morar ali.

A casa parece ter sido construída ainda no século XVII com o uso exclusivo dessas famílias abastadas. Sua arquitetura lembra o estilo de península ibérica entre os portugueses e espanhóis, completamente requintada e luxuosa. Por essas e outras, a casa ficou conhecida como o Solar ou a Casa das Sete Mortes e hoje faz parte do patrimônio cultural da Bahia e é aberta para visitações.

Manifestações Fantasmagóricas

O Solar das Sete Mortes é conhecido por suas manifestações sobrenaturais que ocorrem desde o homicídio em 1755. Nenhuma outra família conseguiu se instalar na casa, já que eles viviam com constantes ruídos sobrenaturais, vultos, gemidos e com as portas fechadas reabrindo sem correntes de ar.

As manifestações são tão intensas que a casa ficou conhecida como a Casa das Sete Mortes. Atualmente, a casa é aberta para visitações e muitos turistas relatam terem visto vultos e ouvido gemidos e gritos. A casa é considerada um dos lugares mais mal assombrados do Brasil.

3.Mercado Modelo Salvador-Bahia

História e Tragédias

O Mercado Modelo é um dos pontos turísticos mais conhecidos de Salvador, abrigando mais de 260 lojas de artesanato e produtos típicos da Bahia. No entanto, além de ser um ponto comercial e turístico, o mercado também é conhecido por suas tragédias e assombrações.

A história do mercado é marcada por grandes incêndios, sendo que o antigo prédio foi atingido três vezes pelas chamas em 1984. Outro incêndio eclodiu no prédio atual, causando graves danos..

Dizem as más línguas que os escravos recentemente trazidos da África ficavam no subsolo do mercado aguardando para serem leiloados. No entanto, como a construção fica abaixo do nível do mar, o subsolo fica frequentemente alagado e muitos morreram afogados.

Assombrações no Subsolo

Por conta dessas tragédias, muitos relatam ouvir gritos de socorro que ecoam no subsolo do mercado. Além disso, muitos afirmam ter visto assombrações no local, como os trabalhadores escravos que nunca deixaram o mercado e ainda são vistos assombrando o local fazendo extração das seringueiras. O Mercado Modelo é um local que desperta curiosidade e medo em muitas pessoas, tornando-se um dos lugares mais mal assombrados do Brasil.

4.Edifício Joelma

Fonte da Imagem: Viva Decora

O Edifício Joelma é um prédio localizado na região central da cidade de São Paulo. Inaugurado em 1971, o edifício foi palco de uma tragédia em 1º de fevereiro de 1974, quando um curto-circuito no 12º andar provocou um incêndio que resultou no óbito de 191 pessoas, e mais de 300 feridas.

Incêndio e Tragédia

Após a tragédia, o edifício foi reformado e inaugurado com um novo nome, Edifício Praça da Bandeira. No entanto, relatos de funcionários e visitantes do local indicam a presença de atividades sobrenaturais, como portas que se abrem e fecham, vozes pedindo ajuda e a presença de vultos.

Fenômenos Pós-Reforma

Mesmo após a reforma, o prédio continua sendo associado a eventos sobrenaturais, o que inclui relatos de funcionários que afirmam ter visto vultos, portas que se abrem e fecham sozinhas, além de ouvirem vozes pedindo ajuda.

Maldição e História Anterior

O Edifício Joelma é conhecido como um dos lugares mais mal-assombrados do Brasil. A região onde o prédio está localizado já colecionou diversas tragédias, o que pode explicar a presença de atividades sobrenaturais.

A história anterior do prédio inclui a tragédia de 1974 e a reforma posterior, que não foram suficientes para livrar o local de relatos de atividades sobrenaturais.

5.Castelinho do Flamengo

História e Arquitetura

O Castelinho do Flamengo é um prédio histórico localizado no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Projetado pelo arquiteto italiano Gino Copede em 1916, o prédio foi construído para o comendador Joaquim da Silva Cardoso e sua esposa Carolina. Inspirado nas tendências arquitetônicas italianas da época, o prédio apresenta uma arquitetura eclética que se espalhou pela cidade do Rio de Janeiro.

Anos depois, o prédio foi habitado pela família Fernandes, composta por Avelino Fernandes, sua esposa Dona Rosalina A Feo Fernandes e sua filha Maria de Lourdes Feo Fernandes. Há dizeres que indicam que o senhor e a senhora Fernandes morreram em 1932, em decorrência de um atropelamento em frente ao Castelinho.

Maria de Lourdes foi cuidada por um responsável que a explorou e prejudicou de todas as formas, mantendo-a aprisionada na torre mais alta do castelo.Dizem que, quando Maria morreu, ela retornou para assombrar o local em busca de redenção e vingança.

Tragédia Familiar

Com a morte dos proprietários, a propriedade do prédio ficou vinculada a um litígio, e o local foi ocupado diariamente por moradores de rua. Entretanto, muitas dessas pessoas não conseguiram ficar por lá, alegando ver ou ouvir coisas estranhas.

Ao conversar com muitos deles diziam que até eram tocados em seus corpos quando iam durmir a noite por lá. Em 1992, o local foi desocupado e reconstruído como o Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho.

Relatos de Assombração

Em 2010, o Castelinho do Flamengo virou tema do programa Fantástico da TV Globo “Detetive Virtual” devido a relatos de fantasmas.. O principal relato de todos é o grito de uma menina que vinha da torre do prédio.

Esses relatos eram contados antes mesmo da história de Maria vir a público. O Castelinho do Flamengo é considerado um dos lugares mais mal-assombrados do Brasil.

6.Ermida Dom Bosco

Acidentes na Construção de Brasília

Durante a construção da Esplanada dos Ministérios em Brasília, foram registrados em média três acidentes de trabalho por dia, sendo a maioria fatal.

Como os prédios eram muito altos, muitas vítimas eram levadas ao Lago Paranoá, já que ainda não havia cemitérios na capital. Sendo assim, a maioria dos corpos dos trabalhadores que trabalhavam na construção de Brasília está localizada no lago.

Atividades Sobrenaturais

Há relatos de atividades sobrenaturais na região do Lago Paranoá. Pescadores disseram ter ouvido vozes enquanto pescavam no meio do lago. Há uma crença de que os trabalhadores que morreram durante a construção de Brasília saem do Lago Paranoá durante a noite em busca da capela do Padre Dom Bosco em busca de paz e tranquilidade de espírito.

Alguns afirmam que é possível ver até mesmo o próprio Dom Bosco circulando de batina próximo de sua capela, abençoando as almas amarguradas que morreram trabalhando.

Dizem que o monumento da Cruz do Patrão é o mais assombrado, mas não há relatos específicos sobre a Ermida Dom Bosco.

7.Cruz do Patrão

A Cruz do Patrão é um monumento localizado na cidade de Recife, no estado de Pernambuco. Acredita-se que o local é um dos mais assombrados do Brasil. A história conta que a cruz foi erguida em homenagem a um trabalhador que faleceu durante a construção de uma estrada de ferro na região.

Segundo relatos, a cruz é frequentemente vista balançando sozinha, mesmo em dias sem vento. Além disso, muitos afirmam terem visto vultos e ouvido vozes estranhas no local. Há também relatos de pessoas que sentiram uma presença sobrenatural e foram empurradas ou puxadas por algo invisível.

Apesar de não haver uma explicação científica para esses fenômenos, muitos acreditam que a Cruz do Patrão é assombrada pelo espírito do trabalhador falecido durante a construção da estrada de ferro.

O local é frequentado por muitos curiosos e também por religiosos que fazem orações e pedidos de proteção.

8.Edifício Martineli

Localizado na cidade de São Paulo, o edifício Martineli foi um dos primeiros arranha-ceús do país sua construcão foi erguida entre os anos de 1922 e 1929.Ao longo do tempo acumulou várias histórias sobrenaturais e trágicas,uma delas é a aparição do fundador do Prédio Giuseppe Martineli diz a lenda que sua aparição já foi vista por moradores e funcionários do edifício vagando nos corredores.

Fantasma do Décimo Quarto Andar

Moradores do prédio dizem que já ouviram portas abrindo e fechando no quarto andar do edifício,dizeres relatam que nesse andar ouve uma trágedia familiar um pai assassinou sua esposa e filha com golpes de facas e as jogou no foço do prédio e seguida se jogou também.Com isso suas almas vagam pelo prédio assustando os moradores que ali habitam.

Conclusão

O norte ao sul, o Brasil esconde entre suas belezas e encantos, diversos lugares que guardam histórias macabras e sussurros de aparições fantasmagóricas. Dos manicômios abandonados às casas com segredos obscuros, dos cemitérios centenários às cidades fantasma, a lista de lugares assustadores no país é extensa e arrepiante.

Edifícios históricos como o Edifício Joelma em São Paulo e o Martinelli, também na capital paulista, carregam o peso de tragédias e relatos de aparições fantasmagóricas. Já a Casa das Sete Mortes em Salvador e o Castelinho do Flamengo no Rio de Janeiro, ostentam uma arquitetura gótica que contribui para a aura de mistério que os envolve.

Sair da versão mobile